O que é Apóstolos do Novo Testamento

O que é Apóstolos do Novo Testamento

Os apóstolos do Novo Testamento são figuras centrais na história do cristianismo. Eles foram escolhidos por Jesus Cristo para serem seus discípulos mais próximos e para espalhar a mensagem do evangelho pelo mundo. Neste glossário, vamos explorar em detalhes quem eram esses apóstolos, quais eram suas características e quais foram suas contribuições para o cristianismo.

1. Pedro

Pedro, também conhecido como Simão Pedro, foi um dos primeiros discípulos de Jesus e é considerado o líder dos apóstolos. Ele era pescador de profissão e foi chamado por Jesus para se tornar “pescador de homens”. Pedro é conhecido por sua personalidade impulsiva e por ter negado Jesus três vezes antes de sua crucificação. Após a ressurreição de Jesus, Pedro se tornou um dos principais líderes da igreja primitiva e é considerado o primeiro papa pelos católicos.

2. João

João, também conhecido como João Evangelista, era irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Ele era pescador e foi chamado por Jesus para se tornar um de seus discípulos. João é conhecido como o apóstolo do amor, pois enfatizava a importância do amor e da comunhão entre os cristãos. Ele é autor do Evangelho de João, das três epístolas de João e do livro do Apocalipse. João é considerado um dos apóstolos mais próximos de Jesus e foi o único apóstolo a estar presente na crucificação.

3. Tiago

Tiago, também conhecido como Tiago Maior, era irmão de João e filho de Zebedeu. Ele também era pescador e foi chamado por Jesus para se tornar um de seus discípulos. Tiago é conhecido por sua coragem e zelo pela causa de Jesus. Ele foi o primeiro apóstolo a ser martirizado, sendo executado por Herodes Agripa I. Apesar de sua morte prematura, Tiago deixou um legado significativo e é considerado um dos pilares da igreja primitiva.

4. André

André era irmão de Pedro e também era pescador. Ele foi chamado por Jesus para se tornar um de seus discípulos logo após Pedro. André é conhecido por sua habilidade em trazer pessoas para Jesus. Ele foi responsável por apresentar Pedro a Jesus e também por trazer o menino com os cinco pães e dois peixes, que foram multiplicados para alimentar uma multidão. Apesar de não ter um papel tão proeminente quanto Pedro, André desempenhou um papel importante na propagação do evangelho.

5. Filipe

Filipe foi chamado por Jesus para se tornar um de seus discípulos enquanto ainda era pescador. Ele é conhecido por sua abordagem racional e por seu desejo de ver Jesus. Filipe foi responsável por trazer Natanael para Jesus, após ter sido convencido de que Jesus era o Messias. Ele também foi o apóstolo que perguntou a Jesus sobre como alimentar a multidão com pães e peixes. Filipe desempenhou um papel importante na divulgação do evangelho, especialmente entre os gentios.

6. Bartolomeu

Bartolomeu, também conhecido como Natanael, foi chamado por Jesus para se tornar um de seus discípulos enquanto ainda era pescador. Ele é conhecido por sua sinceridade e por sua fé em Jesus. Bartolomeu inicialmente duvidou que algo bom pudesse vir de Nazaré, mas mudou de ideia quando Jesus o viu debaixo de uma figueira antes de ser chamado. Bartolomeu desempenhou um papel importante na propagação do evangelho, especialmente entre os judeus.

7. Tomé

Tomé, também conhecido como Dídimo, era um dos doze apóstolos de Jesus. Ele é conhecido por sua incredulidade em relação à ressurreição de Jesus e por sua famosa frase “Se eu não vir as marcas dos pregos nas mãos dele e não colocar o meu dedo nelas, e não colocar a minha mão no seu lado, não acreditarei”. No entanto, após ver Jesus ressuscitado, Tomé se tornou um dos apóstolos mais fervorosos e foi responsável por levar o evangelho para a Índia.

8. Mateus

Mateus, também conhecido como Levi, era um cobrador de impostos antes de ser chamado por Jesus para se tornar um de seus discípulos. Ele é conhecido por ter escrito o Evangelho de Mateus, que é um dos quatro evangelhos canônicos. Mateus desempenhou um papel importante na propagação do evangelho, especialmente entre os judeus, e é considerado um dos apóstolos mais instruídos.

9. Tiago, o Menor

Tiago, o Menor, também conhecido como Tiago, filho de Alfeu, era um dos doze apóstolos de Jesus. Ele é conhecido por sua humildade e por seu papel como líder da igreja em Jerusalém. Tiago, o Menor, é autor da Epístola de Tiago, que é um dos livros do Novo Testamento. Ele desempenhou um papel importante na propagação do evangelho, especialmente entre os judeus.

10. Simão, o Zelote

Simão, o Zelote, era um dos doze apóstolos de Jesus. Ele é conhecido por sua participação no movimento dos zelotes, que era um grupo político-religioso que buscava a independência de Israel do domínio romano. Apesar de suas convicções políticas, Simão se tornou um seguidor de Jesus e desempenhou um papel importante na propagação do evangelho.

11. Judas Tadeu

Judas Tadeu, também conhecido como Judas, filho de Tiago, era um dos doze apóstolos de Jesus. Ele é conhecido por sua devoção a Jesus e por sua ênfase na importância da e da oração. Judas Tadeu é autor da Epístola de Judas, que é um dos livros do Novo Testamento. Ele desempenhou um papel importante na propagação do evangelho, especialmente entre os judeus.

12. Judas Iscariotes

Judas Iscariotes, também conhecido como Judas, o traidor, era um dos doze apóstolos de Jesus. Ele é conhecido por ter traído Jesus, entregando-o às autoridades religiosas em troca de trinta moedas de prata. A traição de Judas levou à crucificação de Jesus, mas também cumpriu as profecias do Antigo Testamento. Judas Iscariotes é considerado um exemplo de traição e é frequentemente usado como um aviso contra a ganância e a traição.

13. Matias

Matias foi escolhido para substituir Judas Iscariotes como um dos doze apóstolos de Jesus. Ele foi escolhido por meio de sorteio, após a ascensão de Jesus aos céus. Pouco se sabe sobre Matias e suas contribuições para o cristianismo, mas ele é considerado um dos apóstolos do Novo Testamento.

Em resumo, os apóstolos do Novo Testamento desempenharam um papel fundamental na propagação do evangelho e na formação da igreja primitiva. Eles foram escolhidos por Jesus para serem seus discípulos mais próximos e para espalhar sua mensagem pelo mundo. Cada apóstolo tinha características e contribuições únicas, mas todos compartilhavam o objetivo comum de levar o evangelho a todas as nações.